Sobre a TF

A Todo Futebol (antiga Total Football) vive desde 25 de maio de 2011 com diferentes propósitos que coincidem com o objetivo maior: oferecer conteúdo de qualidade sobre futebol, em várias formas. Seja em perfis de jogadores, campanhas históricas, crônicas ou relatos pessoais.

Editada e fundada por Felipe Portes, jornalista e colaborador de sites como o ‘Esporte Final‘, Trivela, Portal Vox e Yahoo, a TF já passou por várias transformações e teve no passado uma porção de convidados célebres, colaborações específicas e tentativas de programas de rádio.

Desde os primeiros dias de 2015, virou um site que trata com atenção das lendas esquecidas do futebol, ao invés de tentar ser uma fonte de opinião ou análises. A premissa é: sair do lugar comum e contar as coisas de uma forma que ninguém faz. A TF ganhou no segundo semestre de 2015 o reforço da jornalista Lílian Trigo, que atua como editora e autora do site.

Borgo descalço
Duelo entre Manchester City of God x Inter de Limão, pela III Copa Trifon Ivanov

Entre as principais empreitadas da TF, está o apoio à Copa Trifon Ivanov, torneio amador entre amigos que acontece na cidade de São Paulo desde 5 de outubro de 2013. O site foi a primeira casa do torneio, que hoje reúne pessoas de todo o Brasil em torno de um sábado de futebol, churrasco e confraternização. Aqui foi possível conhecer os times, a fórmula, um pouco dos jogadores e dos comunicados oficiais da organização.

Na TF, o futebol é tratado não só como mote para cada texto em especial, mas sim como algo que desperta as maiores fantasias. Tanto é que muitas vezes a realidade dá lugar à imaginação. Prova disso são os filmes hipotéticos de James Bond como jogador do Liverpool, as coisas que Suárez podia fazer enquanto estava suspenso pela Fifa, ou mesmo encontrar Jesus Cristo num jogo da Argentina na Copa do Mundo. Também imaginamos como seria se grandes seriados fossem adaptados ao futebol ou a situação maluca em que Luís Figo assinaria por dois times ao mesmo tempo, baseado no que ele viveu em 1995.

Apostamos todas as nossas fichas em histórias antigas e pouco conhecidas do grande público. O resgate do passado é a nossa forma de fazer um elo com a atualidade. Sem limitar a períodos específicos, clubes ou assuntos, trazemos também um pouco do folclore do esporte, parte fundamental no imaginário e na paixão do torcedor.

Além de pesquisar em diversas fontes para achar acontecimentos curiosos ou dignos de nota, o nosso baú também guarda a tradição de várias equipes e jogadores. É verdade que o conteúdo de perfis na TF diminuiu bastante, mas entendemos que falar dos craques também é uma obrigação, mesmo que alguns deles não tenham passado por situações incomuns.

Diariamente, atualizamos a ‘videoteca’ do site com algum jogo ou fato em clipe, após rápida busca no Youtube. Então, o leitor pode entrar e se deparar com uma surpresa a cada 24h. Outra editoria que tem bom retorno da audiência é a ‘Sexta das camisas‘, que reúne um compilado dos principais lançamentos de uniformes da semana. A seção foi remodelada e agora conta com uma seleção de 10 camisas com temas específicos pré-determinados.

Leia a seguir alguns dos textos que representam a atual fase do site:
O dia em que Branco ‘matou um cara’ na Copa de 1990
Times memoráveis do Brasileirão: 2003, o Cruzeiro de Alex
A primeira e a última partida da carreira de Maldini
Onze gols que eternizaram a carreira de jogadores
Nossos gringos: Gamarra no Corinthians
O futebol salvou o resto da vida de Omar De Felippe, soldado nas Malvinas
Chic Brodie e a lesão mais animal do futebol inglês
E se Alexandre Pires tivesse sido jogador de futebol?
Os seis atos de Edmundo como ídolo e carrasco do Palmeiras
39 coisas que você não sabe sobre Francesco Totti

Chegamos na nossa quinta temporada de site com a missão de tornar prazerosa a passagem do leitor pelas nossas páginas. Agora a preocupação é de divertir e satisfazer os verdadeiros fãs da leitura. Esperamos que você goste do que veja aqui e caso não tenha tempo para acompanhar o que sai durante a semana, preparamos uma newsletter semanal com os principais destaques. Assine aqui se quiser receber o conteúdo da TF direto no seu e-mail às sextas-feiras ou sábados.

No primeiro semestre de 2015, lançamos um livro com um pouco da essência e dos estilos do site. A primeira edição reúne vários capítulos com perfis, relatos, contos e coisas que colorem a fantasia que é viver do futebol.

Quer fazer reclamações, perguntas, sugestões, propostas de negócio? Mande um e-mail no endereço portesovic@gmail.com.

Todo Futebol é:

Figurinha Portes Cerro
Paulista que mora em Curitiba, ávido colecionador de camisas, minicraques e miniaturas de Fórmula 1. Já trabalhou em sites como Footstats, Trivela, Portal Vox e Esporte Final, da Carta Capital. Atualmente também é Blogueiro de Esportes do Yahoo, conciliando as atividades na TF. É zagueiro de aluguel aos sábados/segundas e poderia ter sido um brilhante beque do Novorizontino, mas nunca tentou uma peneira e mesmo que tentasse, é ruim demais para isso.

Figurinha Lilian

Ex-escriba, ex-fotógrafa, ex-tradutora, ex-Blade Runner, faixa-preta em cultura inútil, mestrado em quebra-galho pelo Instituto MacGyver de soluções de problemas. Faz de tudo um pouco. Só não faz tricô nem crochê. É destra, mas bate com as duas.

Figurinha Caio Bitencourt

Um jovem maluco tão curinga e faz-tudo quanto Hernanes no começo de carreira. Já se formou em fotografia, foi um dos criadores do Falando de Premier League, e hoje está presente na VAVEL Brasil e como colunista do Napoli no ESPN FC Brasil. No colégio sempre teve a habilidade de Pippo Inzaghi mas sem a quantidade incrível de gols marcados. Hoje, anda aposentado do esporte e só joga em eventos de masters, como a Copa Trifon Ivanov.

Figurinha Matheus

Mineiro de Uberlândia (ou Berrrrlândia, para os íntimos), viciado em qualquer esporte que estiver passando ao vivo na televisão e goleiro-linha do rachão da galera. Já foi parte do ExtraTime, da VAVEL Brasil e foi colunista de futebol norte-americano (ou soccer, não me odeiem, por favor) na Trivela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *