As camisas mais embasbacantes de Paris Saint-Germain e Lyon

Todo fim de semana tem clássico. E se depender de nós daqui da Todo Futebol, toda sexta teremos uma lista com as melhores camisas de algum destes clubes que se enfrentam em contexto repleto de tradições. Para esta edição, fazemos uma lista para Paris Saint-Germain e Lyon, donos de belos fardamentos ao longo da história e que duelam no domingo à tarde.

Paris Saint-Germain

1971-72: Fundado em 1970, o clube parisiense teve inicialmente uma camisa vermelha com detalhes em azul e branco, além da combinação de calções brancos e meias azuis. É um uniforme bem interessante da forma como se apresenta. E difícil de imaginar de acordo com o uniforme titular que temos hoje. Recentemente, o PSG voltou a adotar a camisa vermelha como camisa reserva ou alternativa. E já houve uma reedição dela com o modelo tradicional invertido.

1995-96: O clássico modelo azul com uma faixa vermelha ao centro e bordas brancas foi introduzido em 1978, pelo então presidente e designer Daniel Hechter. A camisa inclusive ganhou o nome de Hechter e marca bastante a identidade do clube na era moderna.

1992-93: Em 1992, o PSG decidiu usar uma linha alternativa para a disputa da Copa Uefa. E o presente da Nike veio em forma de desenho bem noventista. Não dá pra entender muito bem o que eles quiseram fazer aqui nesta estampa pixelada nas mangas. É estranha, mas parece ousada na medida certa e coerente com a história do próprio PSG. Tão bizarra que chega a ser bonita. Não?

2002-03: O “Hechter” foi substituído de uma maneira sutil nesta camisa aqui. Deslocado para o lado e contrastando com um tom mais escuro de azul, o PSG continuou elegante. E com Ronaldinho em campo, era fácil fazer desse uniforme um item de colecionador.

2014-15: Provavelmente a mais bonita na Era Al-Thani. Desde que virou bilionário, o PSG resolveu fazer uma camisa diferentona a cada temporada. Nessa, respeitando as cores da própria agremiação e em uma homenagem à França, duas listras substituíram o Hechter com um efeito bem classudo. E essa camisa veio logo depois aquele desastre de 2013-14 que parecia um babador.

Lyon

2016-17: Reedição de uma camisa da Adidas do fim da década de 1990, esse desenho também faz muito sucesso no Lyon. A boa campanha europeia dá um charme ainda maior a essa camisa, que mesmo com um patrocinador enorme, não perde a classe.

2005-06: Monumental. Com Juninho Pernambucano, o Lyon viveu sua melhor época. E com a camisa em modelo tradicional, varreu a França com sete títulos seguidos. A versão limpa era ainda mais charmosa, mas esta aqui não perde o brilho, não.

2012-13: Radicalizando um pouco as coisas, o Lyon resolveu mudar bastante a camisa para 2013. E fez esta peça que poderia muito bem estar na sua coleção. Bela jogada com o vermelho e o azul na altura do peito.2009-10: Aí sim as coisas ficaram elegantes. O terceiro uniforme da temporada 2009-10 era um azul-marinho bem escuro, com listras horizontais e outras faixas finas em vermelho e azul. Na barriga, mais duas faixas grossas e marcantes em vermelho e azul, assim como no uniforme titular daquela temporada. É a única da lista do Lyon que não é branca. Queríamos ter acrescentado mais alguma, no entanto, são apenas cinco por clube.

2014-15: Fechamos com esta aqui, que é uma obra de arte. Se fosse toda branca e sem as listras finas horizontais, seria igualmente linda. Mas o detalhe parece dar mais liga ao desenho escolhido pela Adidas. Agradam demais as faixas em vermelho e azul nas mangas. Parabéns aos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *