Sexta das Camisas: Especial Hamburgo x Bayern

bayern-x-hamburgo

Quando dois times grandes se enfrentam, por mais que não haja rivalidade entre eles, o jogo passa a ser uma atração à parte. Hamburgo e Bayern são dois dos maiores clubes da Alemanha e apesar de estarem em momentos bem distintos, fazem um duelo interessante no sábado. Aquecemos o ânimo para este embate com a Sexta das Camisas. Vamos lá?

De um lado, o maior campeão alemão de todos os tempos, com 26 conquistas, sendo 25 na era da Bundesliga, com cinco troféus da Copa/Liga dos Campeões. De outro, um hexacampeão nacional e também vencedor da Copa dos Campeões Europeus, sendo o único time desde a fundação da Bundesliga (1963) a nunca ter sido rebaixado. É muita tradição.

Bayern e Hamburgo fazem um jogo grande na próxima rodada do Alemão. E a tendência é que o Bayern goleie, mesmo fora de casa. Afinal de contas, nos últimos anos, a briga do Hamburgo tem sido mesmo contra o rebaixamento e deve ser assim até finalmente sucumbir nesta batalha, perdendo o título de último sobrevivente. Mas vamos ao que interessa. Quais são os 10 uniformes definitivos destes dois clubes? Começamos pelo mandante Hamburgo.

Hamburgo

1979, Erima

hamburg-1980-erima

Por um curto espaço de tempo, a Erima fez os uniformes do Hamburgo. Para quem não sabe, a fabricante virou uma divisão da Adidas em 1976 e chegou a desenhar uniformes de equipes grandes (incluindo a Alemanha) em temporadas esporádicas. Esta é uma delas, em celeste, uma cor que caiu bem nos Dinos. Quem veste é o inglês Kevin Keegan.

1983, Adidas

hamburg-1983-europa

Com este uniforme impecável, o Hamburgo levantou a Copa dos Campeões em 1983, contra a Juventus. Percebam Felix Magath todo faceiro, o primeiro da fila de cima da esquerda para a direita. Que tempos maravilhosos.

1981, Adidas

hamburg-1981

Olha aí quem está fardando um verdadeiro clássico hamburguense. É ele mesmo, Franz Beckenbauer. Essa combinação é uma das mais bonitas da história, com todo seu ar vintage e o patrocínio da BP que marcou época nos Dinossauros.

2011-12, Adidas

ze-roberto-hamburgo

Com uma pegada clássica, esta camisa de 2011-12 também é uma das mais lindas que o Hamburgo já teve. Quem veste é o interminável Zé Roberto, uma lenda do futebol brasileiro.

2013-14, Adidas

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Mesma combinação de cores no resto do uniforme. Porém, esta versão aqui, de 2013, traz o azul como segunda cor na camisa. Quem veste é Van der Vaart, um dos últimos ídolos dos Dinossauros.

Bayern

1972

bayern-1972

O início do grande time que varreu a Europa nos anos 70. Simplesmente um luxo. Beckenbauer, Breitner, Müller, Maier, Hoeness, Schwarzenbeck… que timaço.

1983-84, Adidas

bayern-1984Durante quase toda a década de 1980, o Bayern jogou apenas de vermelho e branco. E essa combinação cai muito bem para eles. Esta camisa entra na lista por ter o patrocínio da Commodore, saudosa fabricante de games, além do fato de não ter escudo, prática muito comum naquela época.

1996, Adidas

hamann-bayern-1996

Diettmar Hamann usa esta peça icônica dos anos 90. O Bayern reviveu o desenho em azul/vermelho da década de 1970 e reeditou com classe uma peça bem bacana. Klinsmann e Matthäus tretaram naquela temporada, em 1995-96.

1998-99, Adidas

bayern-1999

A Adidas não entendeu muito bem o que queria fazer nesta camisa aqui, mas precisamos citá-la como uma das mais legais que o Bayern já teve. Seja por ser metade de uma cor e metade de outra ou pelas listras em azul marinho na horizontal. Não há o que entender, só o que sentir.

2000-01, Adidas

PIXA-21072010-802

A última camisa de Lothar Matthäus no Bayern, em 2000-01. Respeitando as tradições do clube, a Adidas montou esta maravilha aí, raríssima. É item de colecionador e quase não se vê em grupos de colecionador. Essa é para guardar no armário e não perder mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *