Brasileiraço: Os felizardos e os desgraçados do fim de semana

Botafogo x Grêmio
Foto: GloboEsporte.com

Em jogo isolado da 19ª rodada, Botafogo pune o Grêmio com golaço de bicicleta e complica gaúchos na briga pelo título. Na Série B, Vasco perde outra vez e vê o Brasil se aproximar. Portuguesa se aproxima de mais um rebaixamento na Série C, enquanto os promovidos da Série D são definidos.

Série A, R19: A bicicleta que parou o Brasil

Com este golaço-aço-aço-aço, o meia Camilo ajudou o Botafogo a respirar no Brasileirão, contra o Grêmio, em jogo atrasado da 19ª rodada, isolado no domingão. E de quebra, os cariocas ainda desbancaram os gaúchos na luta pelo título. Antes confiante pelo fato de ter um jogo a menos, os gremistas lamentaram neste fim de semana mais um tropeço na temporada. Se não tivemos todas as partidas do Brasileirão por causa da paralisação pela Data Fifa, ao menos o brilho de uma bicicleta salvou o domingo.

O placar foi de 2-1 para o Botafogo, que amassou o Grêmio na primeira etapa com gols de Camilo e Sassá, tomando conta do jogo na Ilha do Governador. No entanto, no segundo tempo, o Tricolor diminuiu com Batista e deu uma emoção a mais ao confronto. Nada que pudesse concretizar a reação e o empate. Ficou por isso mesmo, Bota em 11º, Grêmio em sexto, mas ainda colado no G4.

Série B, R23: O líder que não vence mais

Brasil de Pelotas
Foto: GloboEsporte.com

O Brasil de Pelotas está com a bola toda e se aproxima cada vez mais do acesso para a elite. Neste fim de semana, o Xavante bateu no Goiás, provocou a demissão de Leo Condé e ainda encostou no Vasco, líder da Série B e que não vence há cinco partidas.

Em casa, o Brasil fez 2-1 no Goiás e arruinou a reestreia de Walter na equipe. O time goiano está em 16º, a três pontos do Z4. Para o Xavante, por outro lado, foi só alegria. Felipe Garcia e Elias marcaram os gols e deram a segunda posição aos gaúchos, que estão acompanhando o Vasco de pertinho, dois pontos atrás.

Por falar em Vasco, que não sabe o que é vencer há cinco rodadas, o clima é de alerta, beirando o desespero. Antes cotado como o adversário a ser batido na competição, o Cruzmaltino agora luta para voltar a somar pontos e manter a liderança. A derrota do último sábado foi contra o Bahia, em Salvador. O placar foi magro, 1-0 (Jackson) mas serviu demais para o Tricolor de Aço, que chegou aos 35 pontos e voltou a sonhar com o G4, agora a três pontos de distância. Outros interessados no acesso são Ceará e Londrina, com 38 e 37 pontos, respectivamente. O CRB, que fecha o G4, soma 38.

Placares: Brasil de Pelotas 2-1 Goiás, Luverdense 2-1 Paysandu, Oeste 3-3 Paraná, Vila Nova 0-0 Atlético Goianiense, Tupi 0-1 Bragantino, Bahia 1-0 Vasco, Londrina 1-0 Joinville, Sampaio Correia 4-3 Náutico, Criciúma 1-1 CRB, Ceará 0-0 Avaí.

Série C, R16: O caminho das pedras da Lusinha

Portuguesa x Boa
Foto: GloboEsporte.com

Na Série C, um drama monopoliza as atenções. Enquanto no Grupo A ainda há uma disputa aberta pelas quatro posições que darão vaga às quartas de final, no Grupo B, a Portuguesa caminha a passos largos para enfrentar mais um rebaixamento em sua história. Derrotada em casa pelo Boa Esporte, por 2-0, a Lusa ficou quatro pontos atrás do Macaé (que venceu o já condenado Guaratinguetá), com duas rodadas restantes.

Além de precisar ganhar seus últimos compromissos diante do Guará (em casa) e Tombense (fora), a equipe do Canindé precisa torcer loucamente contra o Macaé, que pega Juventude e Botafogo-SP. Vale lembrar que a situação é ainda pior porque a Portuguesa disputa a Série A-2 do Paulistão e terá em 2017 a última participação em competições nacionais. Para jogar a Série D em 2018, a Lusa terá necessariamente que subir de divisão estadual em 2017 e ainda fazer uma boa campanha no Paulista de 2018 se quiser ver novamente a cor da quarta divisão. Só assim é possível sair do buraco. Isto é, claro, se o clube não conseguir o retorno à Série C no ano que vem.

Pois bem, nem tudo é Lusinha na Série C. Lá no topo do Grupo A, Fortaleza e Botafogo-PB duelam rodada a rodada pela liderança. Ambos estão com 26 pontos e tiveram um fim de semana complicado. O Belo venceu o Confiança em casa, enquanto o Leão ficou no empate com o ASA. Fechando o G4 estão ABC e Remo, com 25 e 24 pontos, respectivamente. O Remo também só empatou e o ABC fará sua partida nesta noite de segunda-feira, frente o River, em Teresina. O ASA observa a briga com atenção, também somando 24 pontos.

No Grupo B, o Guarani continua líder, mesmo sem jogar. O Bugre pega o Botafogo-SP fora de casa nesta noite e pode ampliar sua vantagem para cinco pontos em relação ao Boa Esporte (atualmente é 31 x 29), que vem logo atrás. O confronto promete ser difícil, visto que o Fogo é dono de uma das melhores campanhas, com 27 pontos. Em terceiro, entre os times já citados, está o Ypiranga. Os gaúchos se firmaram no posto com um simples empate por 1-1 contra o Mogi Mirim, em Erechim. De olho nestas vagas estão o Tombense (26) e o Juventude (24). Tudo pode acontecer nas duas jornadas finais.

Placares: [Grupo A] América-RN 0-1 Cuiabá, Botafogo-PB 2-1 Confiança, ASA 1-1 Fortaleza e Remo 1-1 Salgueiro. River x ABC jogam nesta noite, às 19h15. [Grupo B] Tombense 3-0 Juventude, Portuguesa 0-2 Boa Esporte, Guaratinguetá 0-4 Macaé e Ypiranga 0-0 Mogi Mirim. Botafogo-SP x Guarani jogam nesta noite, às 19h15.

Série D, promovidos

Foto: GloboEsporte.com
Moto Club comemora acesso no Acre – Foto: GloboEsporte.com

Nas partidas de volta das quartas de final, quatro torcidas fizeram a festa do acesso à Série C. Moto Club, Volta Redonda, São Bento e CSA deixam a quarta divisão e agora lutam pelo título na Série D. Foram três jogos no último domingo e um no sábado para definir os quatro promovidos. Aqui vai um resuminho sobre eles.

Atlético-AC 1-2 Moto Club: Depois de empatar em casa por 2-2, a equipe maranhense do Moto Club superou o Atlético Acreano para ficar com a vaga nas semifinais. Cris e Diego Valderrama marcaram os gols rubro-negros fora de casa, no Florestão. A emoção ficou por conta do pênalti perdido pelos acreanos ainda no primeiro tempo. Fez falta depois…

Volta Redonda 2-1 Fluminense-BA: O Voltaço foi motivo de muita alegria para a cidade na noite de sábado, no estádio Raulino de Oliveira. Ao vencer o Fluminense de Feira de Santana por 2-1, o aurinegro garantiu a vaga na Série C de 2017. Os gols foram do craque Dija Baiano, que havia marcado também o tento que consolidou o placar de 3-2 para os cariocas no jogo de ida, semana passada. O Volta Redonda ainda está invicto no torneio.

CSA 1-0 Ituano: Foi apertado, mas o CSA bateu novamente o Ituano e passou para as semifinais da Série D. Cleyton foi o autor do gol que promoveu o Azulão. Semana passada, os alagoanos já tinham feito 2-1 em Itu contra o Galo. Barbada.

São Bento 2-0 Itabaiana: Olha o Bentão aí! Depois de uma boa campanha no Paulistão, a equipe de Sorocaba subiu bonito para a Série C. O adversário foi o Itabaiana de Sergipe, que tomou de 2-0 no estádio Walter Ribeiro. Os gols do acesso foram obra de Giovanni e Magrão.

Confrontos das semifinais da Série D: Moto Club x Volta Redonda e CSA x São Bento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *