Sexta das Camisas: 10 uniformes históricos do Manchester City

City camisa nova

Eles querem ir para o topo do mundo. Endinheirados e deixando para trás o passado como o time feio e pobre de Manchester, os Citizens contrataram Pep Guardiola, o melhor técnico do mundo e agora apostam em Gabriel Jesus para o futuro. No olho do furacão, os Sky Blues são o chamariz para esta Sexta das Camisas.

Nem sempre foi tão fácil assim torcer para o Manchester City. O clube amargou algumas décadas de irrelevância até os anos 1970 e chegou a ser rebaixado algumas vezes até retomar uma posição minimamente prestigiosa. Só a partir de 2007 que o status foi mudando, quando o clube foi comprado pelo ex-primeiro ministro tailandês Thaksin Shinawatra. Eventualmente ele repassou o comando ao Abu Dhabi United Group, que por sua vez criou o City Football Club. Fato é que ninguém esperava uma ascensão tão monstruosa quanto esta.

Hoje o City está no topo de um conglomerado (o City Football Club) que reúne várias equipes ao redor do mundo, como na Austrália, nos Estados Unidos e no Japão como Melbourne City FC, New York City FC e Yokohama Marinos. Os ingleses contam com todo o dinheiro que quiserem gastar em contratações, tudo isso em busca da soberania na Inglaterra e na Europa.

Mas ao que concerne a Sexta das Camisas, o City teve grandes uniformes ao longo de sua história. Escolhemos 10 para consolidar este fato.

Umbro, 1989-91

Manchester City 1989-91

Os triangulinhos psicodélicos eram a moda nos anos 1980 e 90. A Umbro, que quase nunca errou em uma camisa de futebol, fez esta camisa para o City enquanto o clube voltava da segunda divisão. O modelo ficou até 1991 e apesar da ousadia na estampa, era bem classudo.

1971

Manchester City 1972Você deve ter achado esse uniforme familiar. No segundo ano da Umbro de volta ao City, houve uma reedição desta combinação. Camisa clássica, calções brancos e meias em celeste, com detalhes em vinho e branco. O uniforme acima é exibido por Francis Lee.

Kappa, 1997-99

Manchester City 1999

Quando os irmãos Gallagher levaram o Oasis à fama, uma parte do mundo também conheceu o Manchester City por meio das camisas que os irmãos usavam em shows ou outras aparições públicas. Bem nesta época, a Kappa lançou esta camisa memorável.

Umbro, 1984-86

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este é um modelo bem batido para a época, vários clubes e seleções usavam, como Chelsea e Escócia. E não é que caiu melhor no City, com estas cores? Outra versão vinha com o patrocínio da Philips, mas esta limpa parece muito mais agradável aos olhos. Foi com esta camisa que o City subiu da segunda para a primeira divisão em 1984-85.

Umbro, 1994-95

Manchester City 1994

Olha aí, outra preciosidade. Gola polo, detalhes da umbro nas mangas. Não se pode ver, mas no corpo da camisa existe uma marca d’água da Umbro, lembrando muito o que a fabricante fez na camisa do Brasil em 1994. Neste caso, até foi bom que a imagem seja meio distanciada, porque o grafismo fica mais discreto.

Umbro, 2012-13

Manchester City 2012-13

É até óbvio dizer que quanto mais simples, mais bonita a camisa. Mas nos anos 2000 a simplicidade passou longe dos uniformes. Indo na contramão deste movimento, a Umbro fez este conjunto aí para o City, com detalhes em preto na gola e nas meias. Fantástico. Na temporada anterior, a equipe havia sido campeã nacional, vale lembrar.

Umbro, 1984-86

Manchester City away 1984

Não tenho culpa se a Umbro fez a maioria dos uniformes bonitos para o Manchester City. Este, em rubro-negro, relembrando o clássico modelo alternativo na história dos Sky Blues, ainda é um dos favoritos da torcida. Teve várias revisitas ao longo dos anos em diferentes leituras. Esta é a melhor delas.

Nike, 2015-16

City away 2015-16

O que dizer deste uniforme todo em azul bem escuro, quase preto, que remete à lua cantada na canção “Blue Moon”, sucesso nos anos 1960 na voz da banda The Marcels e no gosto popular das arquibancadas em jogos do City. Pois bem, a lua azul está nas mangas da camisa, vestida na foto por David Silva. Demais.

Umbro, 2012-13

City third 2012-13

Para o uniforme alternativo da temporada 2012-13, a Umbro caprichou e fez uma camisa em preto/cinza e alguns detalhes em celeste para o City. O escudo, aliás, abandonou as cores habituais e ficou em azul claro também. Precisa dizer algo mais?

Umbro, 1993-95

Oasis 1995-96

Achou mesmo que ia escapar de ver os irmãos Gallagher usando a peita do clube? Se enganou. Repare em Liam, que veste a camisa branca com listras em marinho. Então, esta foto foi usada no lançamento de um cd do Oasis, o “Debut at Maine Road”, de abril de 1996. A peça de Liam era antiga, lançada em 1993, mas não importa. Era muito bonita e merece estar nesta lista.

Tem alguma sugestão a mais? Comente aí embaixo e poste o link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *