Sexta das Camisas: Dia do Canadá

Canada2

No Canadá, o 1º de julho é celebrado como o dia do país, já que foi nesta data, em 1867, que três colônias britânicas se juntaram para formar uma única nação através do Ato Constitucional. Dá até para falar que é o “aniversário do Canadá”.

Curiosamente, a imprensa esportiva do país brinca muito com a data por ser o primeiro dia da janela de transferências da NHL, a liga norte-americana de hóquei no gelo, já que nos últimos anos, os times canadenses não costumam aparecer como protagonistas no mercado.

Então já que o clima não é tão bom assim no gelo, vamos aproveitar para trazer para o campo e mostrar dez camisas do futebol canadense.

Canadá 1986, Adidas

Canada1

Na única participação canadense em Copa do Mundo masculina, a seleção usou uniformes bem simples, mas com muita classe. A camisa branca ganha mais destaque que a tradicional vermelha porque a Adidas acabou fazendo um uniforme com diferentes tons de vermelho, com a cor da camisa sendo diferente do short.

Canadá 2012, Umbro

Canada11

Os melhores resultados do Canadá no futebol são da seleção feminina. Em 2012, a equipe liderada por Christine Sinclair ficou com a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres usando uma camisa bem simples, com a tradicional maple leaf substituindo o escudo da federação por causa do regulamento olímpico.

Montréal Impact 2013-14, Adidas

Canada3

O Impact já era um clube antigo, mas acabou fugindo um pouco da sua tradição quando entrou na MLS, em 2012, e passou a usar um uniforme principal todo azul. Felizmente, não demorou muito para que as tradicionais listras pretas e azuis voltassem, pelo menos como camisa alternativa.

Vancouver Whitecaps 2011-13, Adidas

Canada4

Os ‘Caps têm algumas das camisas mais bonitas da MLS, como já demonstramos aqui. O destaque da vez vai para um dos primeiros uniformes que a equipe usou na liga, um lindo azul escuro com o formato do escudo aparecendo várias vezes como um detalhe na camisa.

Toronto FC 2013, Adidas

Toronto FC  takes on Montreal Impact

Se estamos falando de espírito canadense, difícil ver alguém que abraça tanto a nação quanto o TFC, principalmente por ter sido a única franquia do norte durante muito tempo na MLS. Em 2013, a equipe e a Adidas estamparam um dos grandes símbolos do país, a folha de bordo (a clássica maple leaf), no meio da camisa vermelha e fizeram um design em volta.

Ottawa Fury 2015, Admiral

Canada6

Estreante na NASL em 2014, o Fury resolveu fazer seu primeiro uniforme alternativo no ano seguinte. E a equipe resolveu usar uma estampa xadrez em partes do uniforme, algo já usado pelos Redblacks – time da CFL, liga de futebol canadense – e que representa os lenhadores, que fazem parte da história da capital canadense.

FC Edmonton 2015, Adidas

Canada7

A equipe da província de Alberta usa um design bem particular em sua camiseta principal. Se fossem outras cores, os olhos dos torcedores talvez não gostariam tanto, mas azul, branco e preto é uma combinação bem complicada de estragar.

Windsor Stars 2014, Umbro

Canada8

Sim, parece que os canadenses gostam de listras diagonais no futebol. A segunda versão dos Stars em Windsor joga na League1 Ontario, um campeonato semi-profissional, desde 2014. Anteriormente, a equipe se chamava Border Stars, justamente por Windsor ser a primeira cidade canadense após Detroit.

CS Longueuil 2014, não identificado

Canada9

Continuando com os designs exóticos, vamos para a outra liga semi-profissional totalmente canadense, a Première Ligue de Soccer du Québec. Sim, da área que fala francês no país. E por mais que aí esteja a equipe de masters do Longueuil, todos os times deles usavam este mesmo uniforme bizarro no ano de 2014.

Estrella do Chile Burnaby 2014, Puma

Canada10

Sim, o uniforme da foto é totalmente conhecido. É que o Chile usava quando estava com a Puma. Mas não estamos falando da seleção sul-americana, e sim de um clube de Burnaby, na Colúmbia Britânica, que usa basicamente o mesmo uniforme. O EDC foi campeão do torneio provincial em 2015 e disputou o Challenge Trophy, que é um campeonato nacional para times abaixo do quarto nível de futebol no país.

 

Um pensamento em “Sexta das Camisas: Dia do Canadá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *