É hora de decisão nos playoffs, os jogos mais valiosos da Inglaterra

Southend United v Wycombe Wanderers
O Southend United comemorando a vaga na League One após vencer o playoff em 2014/15.

Enquanto as seleções se preparam para a Euro, o futebol de clubes no velho continente é quase inexistente. Mas para a sorte dos viciados pelo esporte, três das partidas mais importantes da Inglaterra acontecem neste fim de semana, no famoso templo sagrado de Wembley.

Nas divisões inferiores da Football League, que rege parte no futebol na Inglaterra, certo número de equipes sobem direto (duas na Championship e três na League One e na League Two) e as outras quatro melhores equipes disputam uma vaga restante. E neste fim de semana teremos as finais dos playoffs que decidirão quem vai melhorar de vida na próxima temporada.

É claro que o jogo mais importante é a final do playoff da Championship, já que garante vaga na Premier League e cerca de 170 milhões de libras ao vencedor, mas resolvemos te mostrar um pouco do que da para esperar na terceira e na quarta divisão.

Championship (segunda divisão)

Sheffield x Hull

Quem já subiu: Burnley (campeão) e Middlesbrough

Hull City x Sheffield Wednesday – Sábado (28), às 13h

Confrontos na temporada: Wednesday 1×1 Hull (20/10) e Hull 0x0 Wednesday (26/02)

Fazendo jus ao status de “time ioiô”, o Hull pode garantir vaga na Premier League na primeira temporada após ser rebaixado para a Championship. E o que fez falta na divisão principal, a consistência de jogo, também não apareceu no segundo nível, algo que preocupou bastante nos playoffs, já que os Tigers bateram o Derby fora de casa por 3 a 0, mas perderam em sua casa por 2 a 0.

Tirando Robbie Brady e Nikica Jelavic, a base do Hull é praticamente a mesma que disputou a EPL em 14/15. Abel Hernández, que não teve muito sucesso na principal divisão, marcou 20 gols e realmente liderou a equipe. Do outro lado, o experiente goleiro escocês Alan McGregor liderou uma defesa que foi a segunda menos vazada da liga.

O Wednesday tem uma história recente parecida com a do Leicester. A equipe foi comprada por um empresário tailandês, Dejphon Chansiri, que tem o projeto de colocar o time na Premier League. E a melhor oportunidade chega após derrotar o Brighton nas semifinais pelo placar agregado de 3 a 1 (2 a 0 em casa e 1 a 1 na volta).

As corujas têm um estilo mais antigo, com um kick and rush bem eficiente. Mas isso não quer dizer que não exista talento no elenco. Fernando Forestieri faz um ótimo trabalho ligando a segunda linha de quatro, comandada pelo ex-Aston Villa Barry Bannan, ao atacante isolado Gary Hooper. E o italiano ainda deixou sua marca 15 vezes na temporada.

League One (Terceira divisão)

Barnsley x Millwall

Quem já subiu: Wigan (campeão) e Burton Albion

Barnsley x Millwall – Domingo (29), às 11h

Confrontos na temporada: Milwall 2×3 Barnsley (18/08) e Barnsley 2×1 Millwall (02/01)

Após passar apenas uma temporada (1997/98) na Premier League, o Barnsley passou os últimos anos passeando pelas divisões inferiores. E depois de cair para a terceira divisão em 2013/14, surge mais uma oportunidade de participar da Championship.

Na semifinal dos playoffs, os Reds não tomaram conhecimento do Walsall, que terminou a League One em terceiro. O agregado terminou em 6 a 1 (3 a 0 e 3 a 1), com destaque para Sam Winnall, que marcou duas vezes na partida de ida e aumentou sua conta da temporada para 24.

Depois de passar vários anos lutando contra o rebaixamento na Championship, o Millwall enfim caiu para a League One, mas tem a possibilidade de voltar à segunda divisão logo em sequência. Para conseguir o lugar na final, os Lions terminaram em 4º lugar na temporada, com 81 pontos em 48 jogos, e bateram o Bradford City nos playoffs por 4 a 2 no agregado (3 a 1 fora de casa e 1 a 1 em Londres).

O grande positivo do Millwall é o fato da equipe ter esquentado na hora correta. Incluindo os playoffs, são cinco vitórias nos últimos seis jogos. E parte do sucesso pode ser atribuído ao ótimo duo de ataque Lee Gregory e Steve Morison, que combinaram para 33 gols na temporada.

League Two (Quarta divisão)

Wimbledon x Plymouth

Quem já subiu: Northampton Town (campeão), Oxford United e Bristol Rovers

AFC Wimbledon x Plymouth Argyle – Segunda (30), às 11h30

Confrontos na temporada: Wimbledon 0x2 Plymouth (08/08), Wimbledon 2×3 Plymouth (01/09, Football League Trophy) e Plymouth 1×2 Wimbledon (02/04)

O AFC Wimbledon tem uma das histórias mais legais do futebol britânico. Após a FA permitir que o Wimbledon FC fosse para Milton Keynes, virando o MK Dons, os torcedores da antiga equipe resolveram se juntar para montar este time. E apenas 14 anos após a criação, os Wombles podem garantir um lugar na terceira divisão nacional.

O nome mais conhecido da equipe é o carismático Adebayo Akinfenwa, um monstro de 1,80 m e 102 kg, que tem uma presença incrível nas redes sociais e em campo. Mas o grande destaque é o atacante Lyle Taylor, da seleção de Montserrat. Ele marcou 20 gols na temporada, incluindo o único tento na prorrogação das semifinais dos playoffs (3 a 2 no agregado), contra o Accrington Stanley.

O Plymouth Argyle lutou pela promoção automática por boa parte da temporada, mas três derrotas nos últimos seis jogos complicaram o sonho. Só que a vitória sobre o querido Portsmouth (3 a 2 no agregado) semifinais dos playoffs com um gol nos acréscimos da partida de volta colocou o time a um triunfo do acesso.

Os Pilgrims são um time muito forte nas bolas aéreas, já que têm muitos jogadores altos e especialistas nas cobranças. Inclusive, o gol que garantiu a equipe na final saiu em um escanteio batido por Graham Carey e direcionado para a meta pela cabeça do zagueiro Peter Hartley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *