A perseverança de um torcedor centenário que viu o Hibernian ser campeão

Sam Hibernian

Por Alex Rolim

Torcedor centenário do Hibernian viu da arquibancada o título histórico do clube no último sábado, pela Copa da Escócia. Foram mais de 100 anos de jejum no torneio até que o Hibs derrotou o Rangers de virada e faturou o troféu.

LEIA NA TRIVELA: Caiu o tabu! Depois de 114 anos de espera, a Copa da Escócia é do Hibernian

Se você tivesse mais de 100 anos, qual dia seria eleito como o mais feliz da sua vida? Parece uma pergunta quase tão difícil quanto chegar aos três dígitos de idade. Mas uma pessoa sabe essa resposta e cravou o dia 21 de maio de 2016, último sábado, como “The best day ever!“.

Esse é Sam Martinez, um simpático senhor de 106 anos de idade. Ele e seu cuidador James Lawrie estiveram na arquibancada do Hampden Park, em Glasgow e viram o Hibernian quebrar a fila de 114 anos sem vencer a Copa da Escócia. Em uma partida marcada por reviravoltas, o Hibs saiu na frente e viu o Rangers fazer 2-1 no placar.

Entretanto, os alviverdes não se renderam, buscaram novo empate e viraram nos acréscimos do segundo tempo. Os torcedores invadiram o campo em euforia pela façanha promovida. O Hibernian esperava desde 2007 por um título, quando venceu a Copa da Liga Escocesa contra o Kilmarnock.

Sam Martinez nasceu em Belize e mudou-se pra Escócia em 1942. Desde então, essa foi a décima primeira final de Copa da Escócia que Sam compareceu até que finalmente conseguisse ver a taça ir pro time do Leith. Ele foi entrevistado pelo jornal escocês Daily Record.

O meu destaque realmente foi o primeiro gol. Foi então que eu pensei: podemos fazer isso. Quando tocou o apito final, eu era o homem mais feliz no Hampden“.

James, seu cuidador, acrescentou: “Foi incrível. Sam não pode pular de alegria, mas eu sabia como ele estava por dentro. Todos os torcedores do Hibs queriam apertar a mão de Sam – foi como ir ao jogo com uma estrela do rock!

Durante muitos anos, Sam cantou “Glory Glory to the Hibees” com a torcida do Hibernian, enaltecendo seu time de coração. Com a conquista do título, o Hibs trouxe a campanha “Perseverante” como forma de agradecer aos seus seguidores. Não se pode apostar em coincidência na relação torcedor e time, dessa vez é Sam quem pode se dizer homenageado após todos esses anos.

1 pensamento em “A perseverança de um torcedor centenário que viu o Hibernian ser campeão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *