Drogba é tão decisivo que marcou 10 gols em finais pelo Chelsea

Foto: IB Times
Foto: IB Times

Didier Drogba cresce em jogos decisivos. O maior marfinense da história sabe como poucos se comportar em uma final de campeonato. Em toda a carreira, com 17 troféus conquistados, o atacante é dono de uma marca incrível: marcou 10 gols e foi campeão em 10 ocasiões com a camisa do Chelsea. Ou seja: com ele em campo num jogo em que vale taça, o time praticamente já sai com um gol de vantagem.

A carreira do marfinense começou em 1998, mas só foi deslanchar mesmo em 2003, com a camisa do Marselha. Autor de 19 gols na temporada 2003-04, desembarcou no Chelsea com a indicação de José Mourinho e lá conquistou seus principais títulos.

Drogba ainda é especialista em fazer gols. A facilidade com que ele coloca a bola nas redes é impressionante e seus títulos não deixam que a gente minta. Didier foi campeão com a camisa dos Blues 14 vezes. E algo que passa despercebido em um olhar superficial é o fato de ele ter 10 títulos na carreira marcando gols em decisões no Chelsea.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Zola colocou o Liverpool no bolso 

Didier drogba só um

O cara tem quatro títulos da Liga Inglesa e um da Liga Turca no currículo. Mas a sua especialidade é mesmo o mata-mata. Faturou no Chelsea três vezes a Copa da Liga Inglesa, quatro a Copa da Inglaterra, duas a Charity Shield e a Liga dos Campeões, o título mais marcante de sua trajetória, em 2012.

Pelo Galatasaray, Didier levou a Supercopa e a Copa da Turquia em 2013 e 2014. Sabendo de tudo isso, que é realmente impressionante, que tal revisitar todos os gols que Drogba marcou em decisões?

LEIA TAMBÉM: As mazelas da vida segundo Didier Drogba

1 e 2 – Chelsea 2×1 Arsenal, 7 de agosto de 2005

Desligue o som e veja só os dois primeiros gols do vídeo. Drogba espetou e foi o homem do jogo na abertura da temporada de 2005-06, contra o Arsenal, no Charity Shield, a Supercopa da Inglaterra. A partida aconteceu no Millennium Stadium, em Cardiff.

3 – Chelsea 3×2 Liverpool, 27 de fevereiro de 2005

O segundo gol do Chelsea nesta partida, já na prorrogação, foi marcado por Drogba em lance de puro oportunismo. A decisão foi disputada no Millennium Stadium em Cardiff e os Blues venceram o Liverpool de virada por 3×2.

4 e 5 – Chelsea 2×1 Arsenal, 25 de fevereiro de 2007

Outra vez em Cardiff, no Millennium Stadium, o Chelsea foi campeão da Copa da Liga Inglesa contra o Arsenal. Na ocasião, os Gunners saíram na frente com Walcott, mas Drogba puniu os rivais marcando os dois gols que deram ao time de José Mourinho mais uma taça. Cruel.

6 – Chelsea 1×0 Manchester United, 19 de maio de 2007

Demorou, mas o gol que garantiu o Chelsea a dobradinha das Copas em 2007 aconteceu. Em Wembley, o marfinense foi às redes aos 116 minutos, restando apenas quatro para o fim da prorrogação. E o Chelsea acabou batendo o Manchester United de Sir Alex Ferguson. Que matador.

7 – Chelsea 2×1 Everton, 30 de maio de 2009

O sétimo gol de Drogba em decisões veio como uma forma de alívio para a torcida do Chelsea. O Everton saiu na frente do jogo derradeiro da Copa da Inglaterra com gol de Saha, no primeiro minuto. Mas aí o marfinense, um iluminado, apareceu para empatar a parada, de cabeça, aos 21 minutos. Lampard fez o segundo e o Chelsea levou o caneco.

8 – Chelsea 2×1 Liverpool, 5 de maio de 2012

Ramires abriu o caminho para mais um título da Copa da Inglaterra para o Chelsea. O brasileiro fez o gol aos 11 minutos e Drogba ampliou aos 52, na volta do intervalo. O Liverpool até diminuiu com Andy Carroll, mas o Wembley acabou pintado de azul. Didier campeão de novo.

9 – Chelsea 1×1 Bayern de Munique, 19 de maio de 2012

Histórico. Em drama não aconselhado para cardíacos, o Chelsea levou a Liga dos Campeões de 2012, contra o Bayern de Munique, em plena Allianz Arena. Thomas Müller abriu o placar para os alemães aos 83 minutos. Quando uma galera já ia ensaiando a festa, Drogba mandou um tirombaço de cabeça para vencer Neuer, aos 88, levando o jogo para as penalidades. Pela primeira vez, Blues campeões da Europa, na casa do adversário.

10 – Chelsea 1×0 Portsmouth, 15 de maio de 2010

O décimo gol em finais pelo Chelsea coroou a conquista da Copa da Inglaterra em 2010. O título veio diante do Portsmouth, que declarou falência e caiu pelas tabelas até a quarta divisão inglesa anos depois. Drogba marcou o único gol do jogo aos 59 minutos, de falta, vencendo o arqueiro David James.

Um legítimo campeão

Foto: Galatasaray
Foto: Galatasaray

Pelo Chelsea, Didier também venceu a Charity Shield de 2009 contra o Manchester United e a Copa da Inglaterra de 2015, contra o Tottenham. Participou das duas partidas, sem marcar. Entretanto, completou uma estatística interessante: 11 finais, 10 títulos e 10 gols pelo Chelsea. A única derrota dos Blues com Drogba em decisões aconteceu em 2008, contra o Manchester United, na final da Liga dos Campeões, que inclusive teve expulsão do marfinense. Os Red Devils levaram após disputa de pênaltis.

Faixa Bônus – Galatasaray 1×0 Fenerbahce, 11 de agosto de 2013

O último gol de Drogba em finais aconteceu em 2013. Pelo Galatasaray, ele resolveu o dérbi de Istambul contra o Fenerbahce, válido pela Supercopa da Turquia. O gol saiu aos 98 minutos, já na prorrogação, e com a marca registrada do artilheiro: a forte cabeçada. Não é só o Chelsea que tem a agradecer o centroavante pelos serviços prestados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *