Sexta das Camisas: Especiais de Centenário

Foto: Eldorado
Foto: Eldorado

Não é todo dia que a gente faz 100 anos. Para clubes de futebol, a ocasião é mais do que especial, com direito a camisas específicas para a ocasião. Algumas destas peças são tão legais e marcantes, que qualquer colecionador poderia fazer a festa apenas com este tema. E é exatamente este mote que vamos explorar.

Corinthians 2010, Nike

Camisa Corinthians Centenário

A camisa do Corinthians para o Centenário é uma das mais legais e coerentes. A Nike até usou uma cor bege para dar um tom antigo. Nem os patrocínios estragaram o uniforme. Nota 10/10.

Milan 1999, Adidas

Foto: Site oficial Milan
Foto: Site oficial Milan

Shevchenko foi o menino-propaganda da camisa do Milan de 1999. Os 100 anos dos milanistas foram celebrados com uma peça bem clássica e elegante. Fora o scudetto na manga. Nota 9/10.

Real Madrid 2002, Adidas

Foto: Goal.com
Foto: Goal.com

É só a camisa estilosa que conquistou o nono título europeu do Real Madrid, em 2002. Zidane foi o responsável pela conquista da Liga dos Campeões, com um golaço diante do Bayer Leverkusen em Glasgow. Nota 9,5/10

Barcelona 1999, Nike

Barcelona Centenário
Foto: Classic Football Shirts

Sabe-se que a inspiração do uniforme do Barcelona veio do Basel. Logo, a peça de centenário também ficou parecida com a camisa dos suíços. E muito legal, inclusive. Uma das mais legais da categoria. Nota 10/10.

Flamengo 1995, Umbro

Foto: Mercado Livre
Foto: Mercado Livre

O Flamengo ganhou algumas camisas da Umbro em comemoração de centenário, em 1995. Até 1996, a fornecedora preparou modelos com o selo Fla 100, estampados nas mangas. Este desenho em especial, conhecido como “Papagaio Vintém”, com um escudo remodelado do Clube de Regatas, o primeiro da história rubro-negra. Nota 6/10.

PSV 2013-14, Nike

Foto: Footy Headlines
Foto: Footy Headlines

Opa, agora sim. Olha que beleza. A camisa do centenário do PSV até lembra vagamente as primeiras que Romário usou quando passou pelo time, antes da era das listras brancas. Simples, bonita e marcante. Nota 11/10.

Borussia Dortmund 2009, Kappa

Dortmund centenário

Aí tem essa do Borussia Dortmund, feita pela Kappa em 2009, portanto, antes dos títulos alemães. A cor mostarda mantém a linha tradicional e com o 100 em volta do escudo. Como em todas as camisas do Dortmund com este patrocinador, o roxo é aquele exagero estético que estraga tudo. Nota 4/10.

Chelsea 2005, Umbro

Foto: Historical Shirts
Foto: Historical Shirts

Uma das poucas peças em que o dourado caiu bem foi esta aqui do Chelsea, de 2005. Tudo simples, bem colocado, desnecessário mexer. Nota 8/10.

Marseille 1999, Adidas

Foto: Boutique du vintage
Foto: Boutique du vintage

Nem retrô, nem muito futurista, a camisa do Marseille é o retrato ideal do fim dos anos 90. Excelente trabalho da Adidas no escudo, no modelo e na execução. Nota 10/10, inclusive procurando uma para comprar.

Parma 2013, Errea

Parma centenário

Escudo especial, modelo tradicional, não tem como dar errado. Essa camisa do Parma ficou muito legal, exceto os patrocínios. Parabéns para o pessoal da Errea. Nota 8/10.

Um pensamento em “Sexta das Camisas: Especiais de Centenário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *