Os melhores e os piores momentos do derby romano

roma_lazio

Rivalidade no futebol é coisa antiga, cada cidade, região, país tem a sua, mas nenhuma é como a de Roma e Lazio. Do primeiro derby, em 1929, até hoje foram disputados 178 clássicos capitolinos.

Cada derby é único e reserva grandes emoções. Nos 85 anos do confronto já aconteceu de tudo. Selecionamos alguns momentos que merecem ser lembrados e outros que poderiam ser esquecidos.

Troféu “Ó do borogodó”

Cuspida de Zago em Simeone

Antonio Carlos Zago sempre foi um bom moço, até o derby de 1999. Ninguém tem a menor ideia do que Simeone falou pra ele, mas a resposta não poderia ser pior: uma bela cusparada na cara.

Tudo bem, sabemos que Simeone nunca foi flor muito cheirosa, mas não desejamos uma cuspida nem para nosso pior inimigo.

zago_simeone
Alguém traga um paninho para o Simeone

Pancadaria dentro e fora do Olímpico

Uma semana antes da partida, os ânimos já ficam exaltados entre as duas torcidas. Por esse motivo, de uns anos para cá, o derby não acontece de noite. Não que o horário vá impedir que rolem xingamentos e safanões, mas pra que facilitar a pancadaria, não é?

scontri_derby_lazio_roma_olimpico

Fora do estádio, a coisa é muito pior. No último derby, em maio deste ano, dois torcedores da Roma foram esfaqueados, duas horas antes da partida.

Depois do jogo, os 2 mil agentes policiais tiveram bastante trabalho para conter os ânimos exaltados. As ruas em torno do estádio foram fechadas e a tropa de choque lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os grupos que lançavam objetos contra a polícia.  Membros das duas torcidas foram presos por envolvimento nos incidentes. O negócio é bruto mesmo.

LEIA TAMBÉM: 39 coisas que você não sabia sobre Francesco Totti

derby-roma-lazio-scontri

Festival de expulsões

Roma e Lazio sem expulsão não é derby. Os jogadores entram em campo com os nervos à flor da pele e qualquer faísca pode provocar uma explosão.

Nos últimos 12 encontros, 16 jogadores foram expulsos: 9 da Lazio e 7 romanistas. O último foi o biancoceleste André Dias, que conseguiu ser expulso depois de apenas 3 minutos em campo.  O volante Ledesma, que hoje está no Santos, tem o recorde negativo de 3 vermelhos em uma dúzia de partidas. Calma, cara.

Do lado romanista, em 2012, De Rossi foi para o chuveiro mais cedo depois de dar um soco na cara de Stefano Mauri. Pra esse aí já nem adianta mais pedir calma.

RomLaz1-638x425

Jogando contra o patrimônio

Grazia Neri
Grazia Neri

Sergio Santarini, jogador da Roma, tem o recorde negativo de maior marcador de gols contra no derby: 2 no total. Um marcado em 1971 e outro em 1973. Mas ele não está sozinho, do lado da Lazio: Faotto, Gualtieri, Wilson, Pulici, Janich e Negro mandaram para a própria rede. Do lado romanista: Acerbi e Rocca.

No derby do dia 18 de março 1979, as duas equipes tiveram gols contra: Cordova da Lazio e De Sisti da Roma.

Paolo Di Canio, gente boa

di-canio-saluto-romano

Paolo Di Canio merece entrar na lista pelo conjunto da obra. Di Canio, que nunca escondeu suas preferências políticas, dedicou um capítulo da sua autobiografia a Benito Mussolini e tem duas tatuagens em homenagem ao Duce, “Dux” no braço e o rosto do ditador nas costas. A primeira vez que fez a saudação fascista foi num derby. Repetiu o gesto mais três vezes, contra Livorno, Juventus e Rieti.

Enquanto jogava pelo Sheffield Wednesday empurrou o juiz após ser expulso em uma partida contra o Arsenal. Em 2010, compareceu ao funeral de Paolo Signorelli, notório fascista condenado por envolvimento no Massacre de Bolonha, que matou 85 pessoas e feriu mais de 200.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Ronaldo tentou derrubar o técnico da Inter e se deu mal

Suas posições políticas causaram problemas quando trabalhou como treinador na Inglaterra. Quando fui contratado pelo Swindon Town, em 2011, o patrocinador GMB cancelou o contrato devido às suas posturas políticas. A sua contratação pelo Sunderland, em 2013, provocou a demissão do vice-presidente do time, David Miliband, por divergências irreconciliáveis com a comissão técnica.

Estádio vazio

Maurizio Brambatti
Maurizio Brambatti

No estádio Olímpico, a partir dessa temporada, os setores reservados para as torcidas estão separados por barreiras de vidro, para impedir confrontos. A decisão da federação italiana e da prefeitura de Roma gerou grande revolta por parte de torcedores tanto de Roma quanto de Lazio.

As torcidas organizadas decidiram boicotar a partida deste domingo e, pela primeira vez, os torcedores dos dois times estarão do mesmo lado. E a Curva Nord e a Curva Sud estarão vazias.

Provocação

20150525_98770_De-Rossi-dito-medio-derby

Se Totti costuma provocar a torcida da Lazio com bem humoradas mensagens na camiseta, algumas provocações ultrapassam o limite aceitável, como a de Daniele De Rossi no ultimo derby. Mas De Rossi não foi o primeiro a mostrar o dedo médio para a torcida adversária. Em 1989, Paolo Di Canio (sempre ele), fez o mesmo gesto para a Curva Sud.

Cartolas

Claudio Lotito e James Pallotta poderiam entrar para o grupo ‘Calados são poetas’. Toda vez que o presidente da Lazio abre a boca fala alguma bobagem. Algumas das suas pérolas são mais divertidas que polêmicas e, quase sempre, viram memes na internet.

Já James Pallotta costuma gerar polêmicas com bastante frequência. Este ano, o chefão da Roma, errou a mão e chamou parte dos torcedores de ‘fucking idiots’. O que Mister Pallotta esqueceu é que esses ‘idiotas’ não chegaram ontem na capital, e eles nunca deixaram de apoiar o time, mesmo sem ver a cor de um títulos há 15 anos.

Troféu “Crème de la crème”

Selfie de Totti

01

A partida deste domingo será a de número 42 de Francesco Totti. Resumindo, Il Capitano tem mais jogos contra a Lazio que anos de vida.

Quase tão marcantes quanto seus 11 gols na arqui-inimiga Lazio são suas comemorações. Criativo e original, no último derby, Totti se superou fazendo uma selfie minutos depois de colocar a bola no fundo das redes de Marchetti. Os laziali venciam por 2-0 e o capitão giallorosso empatou a partida. Ficou “só” nisso.

LEIA MAIS: Como Del Piero conquistou o coração do velho Agnelli e da torcida da Juventus

Coreografia das torcidas

as-roma-ss-lazio-derby-curva-nord-curva-sud

A cada derby, as torcidas se superam nas coreografias. Desde o famoso “Ti amo” da Curva Sud, em 1983, respondido com “Lazio nel cuore” no ano seguinte, a criatividade não conhece limite.

Brodagem

Giordano+Di_Bartolomei

Nem todas as partidas entre as duas equipes da capital foram marcadas por brigas. No dia 19 de novembro de 1979, Roma e Lazio se uniram em uma partida amistosa para homenagear Vincenzo Paparelli, falecido no derby do dia 28 de outubro. A renda de 59 milhões de liras foi doada para a família do rapaz.

A partida “Romanos” contra “Resto da Itália”, disputada no Olímpico, foi vencida pelos visitantes por 1-2, com gols de Roberto Pruzzo, que viria a ser um grande ídolo da Roma nos anos 80.

Homenagem a Adriano

striscione_lazio_adriano_ansa

Adriano chegou na Roma e logo ganhou o título de “O Imperador”. Dentro de campo não fez muita coisa e a lembrança mais marcante de sua passagem pela cidade eterna é a faixa que a torcida da Lazio fez para homenageá-lo em todo seu esplendor e sobrepeso.

O voo da águia

aquila_lazio_olimpia_derby_ansa

A linda e altiva mascote da Lazio, Olímpia, costuma dar rasantes antes das partidas em que a equipe é anfitriã. Desde sua estréia, no dia 22 de novembro de 2010, a águia real americana, cujo nome original era Dulcinea, conquistou o coração dos torcedores. Foram eles, inclusive, que escolheram entre Olimpia e Vittoria, através de uma votação promovida pelo clube.

Olimpia vive no Centro Esportivo de Formello, sob os cuidados do treinadores Juan e José Bernabé, mas é no Olímpico que ela se sente em casa.

O voo do Aeroplanino

Montella

Vincenzo Montella é o recordista de gols em um mesmo derby. Na temporada 2001-2002, voou baixo e marcou 4 gols, na vitória romanista por 1-5. Antes, em 1999, já tinha marcado uma doppietta, na partida que terminou 4-1 para a Roma.

2 pensamentos em “Os melhores e os piores momentos do derby romano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *