Grandes seriados da TV mundial que poderiam ser adaptados para o futebol

Por Felipe Portes e Lílian Trigo

Nós gostamos de seriados. Perdemos horas e horas na frente da TV ou do computador acompanhando episódios e certamente poderíamos aproveitar melhor a folga. Daí então, tivemos um pensamento maluco aqui: como seria se várias séries famosas fossem adaptadas ao futebol. Quem poderiam ser os protagonistas? Como seriam contadas as histórias? Escolhemos alguns sucessos mundiais para fazer essa brincadeira. Acompanhe.

Lost

Foto: Barcelona
Foto: Barcelona

Três elencos campeões nacionais viajam no mesmo avião para um torneio amistoso nos Estados Unidos. No entanto, o avião cai e eles escapam da morte, mas são obrigados a permanecer em uma ilha secreta onde lutam pela sua sobrevivência. É, meu amigo, na hora do perigo, não tem campeão e nem vice, todos são vulneráveis. Estrelando: os times de Chelsea, Juventus e Barcelona.

Californication

Mario Balotelli interpreta um jogador desapegado que tenta reviver seus bons tempos mas só faz bobagens e se mete em encrencas. Isso acontece em looping infinito. Ele vai bater o seu carro caríssimo, trair a namorada, distribuir dinheiro para mendigos, ser pego consumindo uma dose cavalar de Ferrero Rocher e entrar do nada em uma escola pública para usar o banheiro. Durante a série, o italiano tentará a sorte em vários países e ficará sempre no olho do furacão, esperando se desvencilhar dos problemas de comportamento e das brigas com companheiros. Spoiler: Balo demora algumas temporadas para perceber que ele é o problema.

Arquivo-X

Foto: Prorrogação
Foto: Prorrogação

Paulo Nobre e Leila Pereira formam uma dupla de investigadores do FBI que tenta desvendar mistérios sobrenaturais envolvendo o Palmeiras. Eles passam o seriado inteiro quebrando a cabeça para descobrir por que é que todo ano o time leva goleada de um adversário modesto, por que craques viram farsas com a camisa alviverde e por que o clube não consegue brigar por títulos. Outra pergunta que ronda a trama é: existem aliens italianos sabotadores no conselho diretivo? A série fez tanto sucesso entre os torcedores que virou filme: ‘Arquivo X: I want to believe‘. Típico.

The Shield

Foto: The Hard Tackle
Foto: The Hard Tackle

Em um mundo moralmente ambíguo, três defensores fazem qualquer coisa para impedir que o adversário marque gol. Sem medo de cartão vermelho, Barzagli, Bonnucci e Chiellini usam todos os artifícios possíveis, de entradas violentas a cotoveladas, de dedo no olho a gravata, vale tudo para que a bola não cruze a fina linha do gol. Vale, especialmente, se escapar do juíz e do “Olho de Falcão”.

Game of Thrones

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

José Mourinho, o rei louco, leva até as últimas consequências sua vingança contra todos os que querem que ele largue o osso. Depois de conquistar vários campeonatos dos sete reinos desunidos, a crise interna é detonada pela princesa Eva Carneiro. Fofoca, puxada de tapete, traição são apenas alguns dos ingredientes dessa intrincada trama. Muita gente é demitida ou ‘queimada’ pelo português durante a série. Trata-se de uma história pra lá de sangrenta. O final ninguém sabe porque o autor ainda não terminou de escrever.

Friends

Bar Roma
Totti, Osvaldo, Borriello, Balzaretti, De Rossi e Florenzi no bar que os atletas se encontram ao longo do seriado.

Uma sitcom que mostra como os jogadores da Roma são bróders e felizes juntos. Passam por altas aventuras e perrengues em busca do tão sonhado scudetto e da taça da Liga dos Campeões. A passagem do tempo é retratada por Florenzi, Totti e De Rossi, que tiram várias fotos em todos os episódios. A cada temporada, eles recebem tentadoras propostas de outros times, mas a brodagem é mais importante que a fama e fortuna. Vários outros jogadores e personagens vêm e vão, só os três permanecem. E é basicamente isso, porque não acontece nada demais até o último episódio, já que os três ficam no clube até o fim da carreira.

How I Met Your Mother

Arsène Wenger é o protagonista desta série que tem uma sinopse parecida com ‘Friends‘. Baseada no relato de como o francês venceu a Liga dos Campeões com o Arsenal, a trama se arrasta por várias temporadas entre dramas, palhaçadas, histórias bobas e reviravoltas sem sentido. No fim, descobre-se que a esperança de um final decente é estragada pelo fato dos Gunners terem perdido a final de 2006 para o Barcelona. Mas até aí, você já perdeu seu precioso tempo e anos da sua vida que não voltam mais. A série em si vai ganhar muitos prêmios, mas o desfecho é decepcionante. Vale acompanhar mais pelas risadas que ela provoca que por qualquer outra coisa.

Mad Men

Foto: La Nación
Foto: La Nación

Jorge Valdivia é o protagonista deste show. O chileno é um atleta de sucesso, reconhecido mundialmente pelos seus talentos. É o camisa 10 do Palmeiras e dele se espera muito. No entanto, muitas vezes, ele parece pouco preocupado com isso e se perde num enredo de sexo, bebida e incontáveis cigarros. A história se passa quase sempre no seu escritório, o departamento médico do clube. Jorge é considerado por muitos um anti-herói canalha, mas quando está disposto pode ser um grande craque. Seu passado na Venezuela é obscuro, incluindo uma naturalização como cidadão chileno. A série se arrasta em uma narrativa lenta, com idas e vindas confusas. Contudo, cenas de bola na rede, que é o que todos querem ver, só aparecem na forma de flashback. No final, você fica sem saber se ele é herói ou vilão. A única certeza é que todos os palmeirenses amam odiá-lo.

Todo Mundo Odeia o Chris

O protagonista deste programa é Chris, um pobre menino botafoguense que representa bem a aura do seu time do coração: azarado, esquecido e quase invisível, sofre bullying de todos os lados e ainda não tem o pleno apoio da família, que sempre encontra um problema novo na sua vida. É uma série tragicômica que lida com sérias restrições orçamentárias. No enredo e na produção.

House of Cards

Eurico charuto
Foto: ND Online

Eurico Underwood Miranda é um dirigente sem escrúpulos que fará tudo por poder e mais títulos do Vasco. É capaz de altas maracutaias, carteiradas inacreditáveis, sandices sem limites para conseguir o que quer. Ninguém fica no seu caminho e quem fica sofre as consequências. A sede de Eurico pelo poder absoluto começa a se tornar perigosa quando o time se vê lutando contra o terceiro rebaixamento de sua história. Vale tudo pela glória e pela chance de dar a última palavra? Em cada episódio, Eurico conversa com o espectador enquanto fuma um charuto. No final de cada, sobe a vinheta com o hino vascaíno e a frase ‘O respeito voltou‘.

Prison Break

José Maria Marin e Marco Polo Del Nero são homens de negócios que foram parar na cadeia por corrupção e distribuição de propinas. O seriado retrata a vida dos dois atrás das grades e as tentativas quase sempre frustradas de fuga. O roteiro recheado de viradas de mesa e tapetão faz você se sentir um otário quando os cartolas conseguem dar a volta na Justiça e curtir a liberdade gastando as pilhas de dinheiro que conseguiram nas negociatas da CBF.

Orange Is The New Black

Bruno é um goleiro renomado, ídolo e capitão do Flamengo. No entanto, se envolve numa trama de assassinato com requintes de crueldade e vai parar na cadeia. No xilindró é obrigado a conviver com todo tipo de meliante. Passa seu tempo pegando no gol do time do presídio e evitando levar bola nas  costas. A esperança de voltar para as ruas é maior do que a necessidade de ser um criminoso para sobreviver? Aguarde cenas dos próximos capítulos.

Forever

Foto: IG
Foto: IG

O famoso goleiro Dr. Rogério Ceni tem um segredo: toda vez que toma um gol de cobertura, ele morre, renasce e revive aquele momento uma, duas, mil vezes. Depois de experiências frustrantes e lamentáveis, como aquele chute do Robinho, ele cria um relógio com o objetivo de ‘pular’ aquele momento. Ceni só esqueceu de um detalhe, o relógio está sempre adiantado e ele reviverá a velha história para sempre, sem deixar o posto de titular no São Paulo. Pobre do reserva.

8 pensamentos em “Grandes seriados da TV mundial que poderiam ser adaptados para o futebol”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *