O futebol total não acabou em 1978

Você já deve estar cansado de ouvir que a Seleção holandesa de 1974 e 78 revolucionou o futebol com o seu posicionamento dinâmico, jogadores que trocavam de funções a todo tempo em campo. E se mostrássemos um vídeo em que o Ajax dá sequência ao que a Laranja Mecânica fez nos anos 70 num gol absolutamente coletivo?

Pois é, na mesma mão dos aficionados pelo futebol total, implantado por Rinus Michels, estão os céticos que acreditam que esta prática se perdeu no tempo e que não era qualquer time que poderia executar aquelas maluquices sem perder a qualidade na defesa, meio ou ataque.

Mais de vinte anos depois desta Holanda, o Ajax foi campeão europeu com um time equilibradíssimo e que parecia ter algumas das qualidades vistas em Cruyff, Neeskens, Rensenbrink, Krol e aquela turma toda. Se o futebol mudou muito do ponto estratégico para privilegiar o físico, a equipe de 95 dos Godenzonen mostrou que um pouco daquela revolução ainda estava presente na forma de jogar.

O vídeo abaixo é o suprassumo do trabalho em grupo e da consciência ao ocupar cada espaço do campo adversário. Também é uma aula de contra ataque. Overmars fez o gol após uma assistência inesperada de Blind, que arrancou do meio campo até a área do MVV Maastricht.

Se há alguma dúvida de que o Ajax de Van Gaal era uma das melhores equipes daquele tempo, sem falar na constelação de craques holandeses, este gol deve fazer o ceticismo cair por terra. E será que o futebol total acabou mesmo em 1978 com a derrota da Oranje para a Argentina? Acho que não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *