Videoteca TF: A dirty game

Documentário holandês mostra o ponto de vista da Laranja Mecânica após os eventos da Copa de 78, na Argentina: torturas, mentiras e o legado sombrio de Jorge Rafael Videla marcaram o Mundial vencido pela Albiceleste.

O documentário apresentado na Videoteca TF de hoje é um filme produzido em 2002 na Holanda, que conta a história da controversa participação da Laranja Mecânica na Copa de 1978, realizada na Argentina.

Em meio a uma ditadura e comandada por Jorge Rafael Videla, a Argentina se sagraria campeã mundial pela primeira vez em seu território. Anos depois, muitas seleções não engoliram a forma como a Albiceleste levantou o caneco, levantando teorias de manipulação de resultados.

Fora do campo esportivo, um clima sombrio e as histórias aterradoras de tortura e mortes de opositores do governo de Videla. Fiz um post sobre isso na Trivela no dia da morte de Videla, que ajuda um pouco a explicar como o resto do mundo enxergava a participação numa Copa num país que era silenciado e oprimido pelas mãos dos militares.

O filme “A Dirty Game” traz depoimentos de vários holandeses que participaram direta ou indiretamente da campanha de 78, seja na delegação da Oranje ou em articulações políticas e movimentos que tentaram impedir a presença da Holanda na competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *